Instituição

A Associação Desportiva e Cultural da Escola Preparatória Diogo Cão (ADCEPDC) foi constituída em 22 de Janeiro de 1991 no Cartório Notarial de Santa Marta de Penaguião, com o fim de fomentar a prática desportiva e participar em acções de carácter social. Desde então, dedicou-se quase em exclusivo a duas modalidades desportivas, o basquetebol e o futebol, nas quais tem alcançado excelentes resultados do ponto de vista qualitativo e quantitativo, unanimemente reconhecido a nível local e nacional.

Aliada a esta intervenção desportiva e social sempre foi preocupação desta nossa associação a divulgação da nossa terra e das nossas gentes, no fundo levar o nome de VILA REAL o mais longe possível, com o maior prestígio que a ADCEPDC lhe pudesse proporcionar.

Na modalidade de basquetebol somos a única instituição, em toda a região de Trás-os-Montes, que possui todos os escalões de formação (Minis, Iniciados, Cadetes e Juniores) e sénior de ambos os sexos, abrangendo jovens dos 6 aos 24 anos e movimentando anualmente cerca de 200 atletas. Não obstante este facto ser muito conhecido da opinião pública, o 'Basquetebol' da A.D.C.E. P. Diogo Cão remonta ao ano de 1989, sendo os seus grandes impulsionadores o Sr. Prof. Hélder Silva e a Sra. Prof. Teresa Barata, que constituíram as primeiras equipas da Escola Diogo Cão em Desporto Escolar, nas quais se alicerçou a génese da criação de uma secção de basquetebol federada em 1991.